
Fitas cassete
Uma gravação de áudio pode ser um registro histórico e social. O site Intertapes, criado pelo designer russo Seva Varfolomeev, cataloga fitas cassete perdidas e encontradas em diferentes países. A coleção inclui recados de voz, gravações amadoras e remixes musicais.
A empresa holandesa Philips lançou as fitas cassete de áudio compactas em 1963. O formato teve seu ápice entre as décadas de 1980 e 1990, até ser substituído pelos CDs. Na década atual, houve uma retomada da mídia física, com artistas pop como Taylor Swift, Lady Gaga e Billie Eilish promovendo seu consumo.
O Intertapes é um site interativo com gravações de fitas cassete encontradas ao redor do mundo. Com a plataforma, Varfolomeev foi um dos vencedores do prêmio de Melhores Sites do Ano de 2023 da empresa de design Readymag.
A coleção traz os designs das fitas cassete encontradas por Varfolomeev e de outras enviadas por usuários à plataforma. O Intertapes também traz a descrição do momento em que o objeto foi encontrado e a transcrição de seu conteúdo. As gravações das mídias físicas estão hospedadas na plataforma Soundcloud e é possível ouvi-las no próprio site.
Além disso, a plataforma apresenta desenhos que representam os diferentes estilos de fitas cassete comercializadas entre as décadas de 1970 e 2000.
As gravações de 14 fitas cassete já foram disponibilizadas no Intertapes. A primeira delas foi encontrada num brechó de Berlim, em 2017, custando um euro. O áudio não está restaurado completamente, mas é de um homem comentando uma decisão judicial na Alemanha Ocidental sobre uma pessoa que estava embriagada e ocasionou um acidente de trânsito.
Há diferentes tipos de áudios nas fitas cassete. Uma das fitas, encontrada em setembro de 2023, traz uma sequência de músicas de hip-hop, rap e R&B tocadas numa rádio nova-iorquina em 1994. Artistas como Snoop Dogg, Black Moon e Warren G estão na gravação.
Também existe uma fita com uma faixa inédita do conjunto de música sacra Ark, formado por estudantes do Conservatório Glinka de Nizhny Novgorod, na Rússia. A gravação foi feita em 1995 e foi obtida no mercado Mercat D’Encants, em Barcelona, na Espanha.
A plataforma também tem gravações com barulhos aparentemente aleatórios, como é o caso de uma fita cassete encontrada num estacionamento em Tbilisi, na Geórgia, em julho de 2022. Há vozes abafadas e sirenes de polícia misturadas a um longo zumbido. Já outra gravação só tem um chiado.
Existem exemplares de fitas cassetes no Intertapes em alemão, inglês, espanhol, chinês, sérvio, russo e turco.