Os brasileiros mais citados em políticas públicas

Pesquisador manuseando manuseando amostras com pupas do mosquito Aedes aegypti, no Instituto de Ciências Biológicas da USP. Pessoa de luvas azuis e avental está com uma pinça, mexendo em um vidro com pupas

Pesquisador manuseando manuseando amostras com pupas do mosquito Aedes aegypti, no Instituto de Ciências Biológicas da USP

Um levantamento mostrou os 107 cientistas brasileiros mais influentes para a formulação de políticas públicas ao redor do mundo. O estudo foi publicado na quinta-feira (6) pela Agência Bori, divulgadora de pesquisas inéditas brasileiras, e pela Overton, plataforma de mapeamento entre ciências e políticas públicas. 

A identificação das menções aos pesquisadores aconteceu pela análise em documentos, relatórios técnicos e pareceres usados por governos, organismos internacionais e organizações da sociedade civil. Os selecionados precisavam ter, no mínimo, 150 citações nos textos. 

33,5 mil

é o número de documentos de políticas públicas que citam cientistas brasileiros de 2019 até junho de 2025 

Neste texto, o Nexo apresenta os principais destaques do levantamento. 

Os cientistas mais citados

O maior número de menções a cientistas brasileiros aconteceu na formulação de políticas públicas a Ecossistemas e Uso de Terras. O mapeamento identificou 37 pesquisadores em documentos sobre desmatamento, conservação, restauração e regulação do clima. Os estudos serviram de base para programas de reflorestamento e orientaram acordos climáticos.  

Além delas, as menções a pesquisadores do Brasil são nas áreas de Doenças infecciosas e vacinas; Clima e atmosfera; Doenças não transmissíveis e serviços; Alimentação e nutrição; Economia e finanças; Políticas públicas e governança; Energia e transição; e Educação.  

Os cinco pesquisadores brasileiros mais citados foram:

5.500 

é o número de documentos em que, no mínimo, um dos cinco pesquisadores mais influentes foi mencionado

A USP é a instituição de ensino com maior número de citações em políticas públicas, com 22 pesquisadores vinculados. A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) é a segunda, com sete cientistas. 

Com a proximidade da COP30, a Conferência do Clima que ocorre em novembro em Belém, no Pará, o levantamento da Bori e da Overton também identificou os cientistas com mais menções em políticas públicas ligadas ao ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) 13, que trata da ação contra a mudança global do clima. A maior parte dos 50 pesquisadores mais citados em políticas públicas sobre o tema são vinculados ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), à USP e à UFRJ. 

A líder do ranking é Micheline de Souza Zanotti Stagliorio Coêlho, da USP, citada no relatório “Climate Change 2021: The Physical Science Basis”, do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima). O documento foi referenciado por mais de 4.200 relatórios de políticas públicas. 

Participação feminina

Pesquisadora em laboratório da Escola Politécnica da USP. Uma mulher de pé em um laboratório, com avental, luvas e máscaras

Dos 107 pesquisadores identificados pelo levantamento, 22 são mulheres. O valor é correspondente a 20,5% do total de cientistas brasileiros mencionados nas políticas públicas. 

Além disso, a distribuição não é homogênea. Em áreas como alimentação e nutrição, foram encontradas citações a cinco mulheres, entre 16 pesquisadores (31,3%). Em economia e finanças, são quatro para 14 (28,6%). 

Alguns dos nomes apresentados no levantamento foram: 

Por outro lado, a participação em eixos como Ecossistemas e uso da Terra é bastante reduzida: cinco entre 37 pesquisadores (13,5%) são mulheres. Áreas como Clima e atmosfera, Energia e transição, Políticas públicas e governança, e Educação não têm brasileiras citadas em documentos de políticas públicas. 

ESTAVA ERRADO: Na versão original deste texto, a UFRJ estava descrita como Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na verdade, a sigla é referente à Universidade Federal do Rio de Janeiro. O texto foi corrigido às 14h20 do dia 12 de novembro de 2025