A bandeira brasileira é um dos principais símbolos nacionais. O verde e o amarelo, cores que se tornaram características do país, acompanham a bandeira do Brasil desde a primeira bandeira imperial, adotada após a Independência.
A versão tal como a conhecemos hoje surgiu com a Proclamação da República, em 1889. Naquele contexto, o então presidente, marechal Deodoro da Fonseca, optou por preservar a estrutura da antiga bandeira imperial, reforçando a continuidade e a força do símbolo nacional, mesmo diante da mudança de regime político.
Ao longo da história, o Brasil já utilizou diferentes desenhos de bandeira, como mostram os três exemplos abaixo, todos oficiais em algum momento do período nacional.
Desenhada por Jean-Baptiste Debret. O verde representava a casa de Bragança, de Dom Pedro I, enquanto o amarelo a casa de Habsburgo, da imperatriz Maria Leopoldina.
No centro, figurava o brasão imperial, símbolo da monarquia. Esta versão, com 20 estrelas, foi utilizada a partir de 1853, quando o Paraná virou uma província, até 1889.
Proposta por Ruy Barbosa, foi utilizada somente por quatro dias, entre 15 e 19 de novembro de 1889.
Era uma versão adaptada da bandeira içada por Lopes Trovão, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no dia da Proclamação da República. O design era inspirado bandeira dos Estados Unidos.
O primeiro presidente da República, Deodoro da Fonseca, vetou o desenho inspirado na bandeira americana. Uma versão alternativa foi criada por Raimundo Teixeira Mendes, com contribuições de Décio Villares, Manuel Pereira Reis e Miguel Lemos.
A inscrição “Ordem e Progresso” deriva do lema do positivismo, uma corrente filosófica que exerceu forte influência sobre os militares que instauraram a República.
A bandeira adotada pelos republicanos tinha originalmente 21 estrelas, representando as 20 províncias e o Município Neutro (Rio de Janeiro). As posições correspondem ao céu do Rio de Janeiro, às 8h30 da manhã de 15 de novembro de 1889. Há alguns ajustes, como próprio céu que está espelhado.
Com o passar do tempo, novas estrelas foram incorporadas à medida que estados eram criados. A versão atual data de 1992, após a criação do Tocantins e a elevação de Amapá, Rondônia e Roraima à condição de estados.
Neste material interativo, você confere qual estrela corresponde a cada estado. Você pode clicar diretamente em uma estrela ou utilizar os filtros.
Qual estrela corresponde a cada unidade federativa
Clique nas estrelas para descobrir qual estado cada uma representa