Quais são as espécies de pássaros mais pesquisadas no Google

Águia-careca. Uma águia careca pousando na água

Águia-careca

As plataformas Visual Cinnamon e The Data Desk, especialistas em visualização de dados, lançaram o site Searching for Birds em 12 de fevereiro. A página mostra as espécies de pássaros mais pesquisadas no Google entre 2016 a 2025 nos Estados Unidos. 

706 

é o número de espécies de pássaros na América do Norte e nas ilhas do Havaí, de acordo com a plataforma All About Birds

A análise das espécies mais buscadas foi feita com o Google Trends, ferramenta gratuita que apresenta o interesse de pesquisa em um tópico. Do total de espécies na América do Norte e ilhas do Havaí, os desenvolvedores afirmaram que há 98 pássaros populares em todo os EUA. Outros 11 têm bastante interesse em, ao menos, um estado. 

Pássaros mais pesquisados

Dentre os tipos de pássaros mais pesquisados nos Estados Unidos, águias e falcões lideram o ranking. Na sequência, estão patos, corujas e gansos. A escolha pela categorização mais ampla foi feita para agregar indivíduos que não têm conhecimento sobre aves

A espécie mais pesquisada pelos americanos no Google é a águia careca, símbolo do país. Ela também lidera a lista de buscas em 26 estados, ficando no pódio em todos os outros – com exceção do Havaí. 

As 10 primeiras espécies mais pesquisadas por americanos são: 

  1. Águia-careca
  2. Cardeal-nortenho
  3. Gaio-azul
  4. Tordo-americano
  5. Pato-real (mallard)
  6. Gavião-galinha
  7. Búteo-de-cauda-vermelha
  8. Rola-carpideira
  9. Garça-azul-grande
  10. Tentilhão doméstico

Na plataforma eBird, na qual usuários contabilizam avistamentos de pássaros, o cardeal-nortenho lidera a lista, com 23 milhões de ocorrências. Já em relação ao tamanho da população, o tordo americano é o com maior número de indivíduos da espécie: 370 milhões.  

O cardeal-nortenho é o mais pesquisado em 17 estados americanos. O mais buscado na Flórida e no Nebraska é o grou-canadiano, enquanto o gavião-galinha é o líder no Arizona e no Illinois – há uma rede de restaurantes nesses estados com o nome Hooper’s Hawk, o que os desenvolvedores afirmaram ser um motivo para a predominância. 

Há duas espécies de aves que lideram as pesquisas em apenas um estado dos EUA: a coruja-barrada, em Vermont; e o ganso-do-Havaí, endêmico da ilha. 

Ondas de interesse

O site Searching for Birds também mostra os principais picos semanais de pesquisas nos EUA no Google desde 2016.

Entre os meses de abril e maio, há aumento de buscas de pássaros, por causa da migração na primavera. Já os picos de busca para espécies características de clima frio são no inverno, como a coruja-das-neves e o ganso-das-neves.  

Com o isolamento ocasionado pela pandemia de covid-19, entre 2020 e 2021, houve um aumento das buscas por atividades de pássaros nos Estados Unidos. Espécies como o cardeal-nortenho e o tordo-americano tiveram mais pesquisas do que a águia-careca no período, por exemplo.